Emerson Lake & Palmer - Brain Salad Surgery (1973)

 Editora/Gravadora: Manticore
Lançamento: 19 de Novembro, 1973
Arte: H.R. Giger
Gênero: Rock Progressivo
Duração: 45:02

O quinto álbum de estúdio do trio Inglês Emerson, Lake & Palmer foi a primeira edição do selo da banda (Manticore Records), e contou com uma ilustração "biomecânica" do artista Hans Ruedi Giger. Após um par de shows na Suíça, o tecladista Keith Emerson visitou Giger em sua residência, e apresentou a ele músicas do novo álbum, que na época tinha o seguinte título provisório: Whip Some Skull on Ya. O artista Suiço havia acabado de criar um tríptico baseado num crânio humano, denominado Work 216: Landscape XIX. Assim que viu a obra, Emerson achou-a apropriada para o artwork da capa, então Giger preparou duas novas pinturas, Work 217: ELP I e Work 218: ELP II,

Work 217: ELP I e Work 218: ELP II

Work 218: ELP II com um crânio humano foi utilizada na parte frontal da capa (incluindo o novo logo do trio por baixo de um círculo central vazado), cuja abertura em gatefold (do meio para as extremidades) revela a imagem de Work 217: ELP I, ou seja, a de um rosto feminino com cicatrizes de lobotomia e os olhos fechados. A obra também continha um falo (pênis) mas foi rejeitada pela gravadora, que a considerou pornográfica. Giger se recusou a alterará-la, e o grupo teve que contratar outro artista para cobrir o "membro" com um feixe de luz.

LP BR RE74 ATCO/Manticore/Continental
CD BR RE06 Castle Music/Sanctuary/BMG

 
Embora já possua reedições do Brain Salad Surgery em CD e LP, ainda tento encontrar a edição original com a abertura gatefold em bom estado de conservação, mas sei que não será tarefa fácil. Ainda na discografia do ELP podemos encontrar uma caveira na capa do álbum Tarkus (1971). A arte assinada por William Neal conta com um esqueleto de lagarto, cujos ossos formam o título do álbum. Em primeiro plano na imagem, há um proeminente híbrido de tatu com tanque de guerra.

Tarkus | CD UK/EU RE01 Castle Music/Sanctuary


Comentários