Como forma de testar o formato dos posts diários, vou referenciar neste mês de Dezembro, alguns álbuns lançados no final da década de 60, discos que não possuo no formato fisico, e apenas na coleção digital, mas cuja utilização da caveira na arte da capa não poderia deixar de destacar. Para começar temos o grupo The Moody Blues com o enigmático In Search of the Lost Chord.
Editora/Gravadora: Deram
Lançamento: 26 de Julho, 1968
Arte: Phil Travers
Gênero: Psychedelic Prog Rock
Duração: 42:07
In Search of the Lost Chord é um álbum conceitual sobre um vasto tema que engloba a busca e a descoberta, incluindo explorações em áreas como música e filosofia através das eras. Outros temas explorados são desilusões amorosas, desenvolvimento espiritual, autoconhecimento num mundo em mudança, níveis altos de consciência, imaginação, e esploração espacial. Este foi o terceiro trabalho do grupo inglês The Moody Blues, e o primeiro da colaboração com Phil Travers (6 consignações no total). O grupo esteve ativo entre os anos 64–74 e 77–2018, lançando um total de 16 álbuns de estúdio.
O conceito nas palavras de Phil Travers:
“A banda me pediu para ilustrar o conceito da meditação. Eu não tinha muita experiência nesse tipo de conceito, por isso minhas primeiras ideias sobre o tema foram insubstanciais. Os esboços iniciais refletiam isso, então entrei em pânico uma vez que o tempo para a entrega estava se esgotando, e foi justamente quando aquela imagem que eu mencionei na janela de vidro, de uma pessoa ascendendo, voltou para mim e tudo ficou mais claro Eu tinha apenas alguns dias para finalizar a ilustração e enviar para aprovação, então usei guache e um pouco de tinta d'água para atingir o efeito que tinha em mente."
Na minha opinião a imagem retrata a dualidade da vida, com a caveira (do lado esquerdo) representando a morte, e o feto em desenvolvimento (do lado direito) representando a vida, ambos no lado "inferior" da matéria, mas sempre em busca da evolução da alma ou da iluminação para camadas mais etérias da vida, sendo esta representada no lado superior da imagem.
Comentários