O que esperar da minha série de caveiras em 2024?

A partir de 01 de Janeiro de 2024 destacarei diariamente por aqui uma arte que ilustrou o conceito de um álbum, de artista ou banda, no qual a caveira fez parte do conceito da capa através de desenhos, ilustrações, fotografias ou montagens. Essa é a minha resolução pessoal para o próximo ano, e um desafio comunitário do Metal Open Mind

Como devem imaginar existem milhares de exemplos por onde escolher, então decidi focar nos álbuns que possuo em minha coleção física, começando pelos anos 70 até os tempos atuais, mas sem nunca repetir nenhum artista em uma mesma década. No caso de grupos com longas carreiras e enorme afinidade com caveiras, publicarei enquetes em redes sociais, para que você também possa ajudar a decidir qual delas seria a mais icônica de um década em particular para aquele grupo. 

Snaggletooth em fivela de cinto do Motorhead

Para ser sincero, nem sei se teria 366 discos para mostrar assim de repente, mas com certeza devo ter pelo menos três centenas, por isso é possível que vá adquirindo alguns novos itens coforme o tempo for passando, quer seja por sugestões dos leitores do blog, quer por minhas infindáveis visitas a sebos e garimpos online. Como publicarei as edições originais em ordem cronológica, é possível que aconteça de destacar uma arte cuja cópia só possua em sua versão digital naquele dado momento. Estas exceções fazem parte da minha lista de desejos, álbuns que pretendo adquirir até finalizar o projeto no dia 31 de Dezembro de 2024. Estes casos serão notificados e devidamente documentados neste blog.

Farei um esforço para cobrir diversos gêneros musicais, lançamentos independentes e álbuns mais desconhecidos. O requisito mínimo é que sejam relevantes para o projeto, ou seja, retratando a caveira como objeto central da imagem ou de papel fundamental na concepção visual. A ideia é incluir nos posts um pequeno texto sobre a arte em si, destacar o autor, e incluir alguma curiosidade relevante sobre o álbum. Afinal, a caveira é o centro das atenções por aqui, e não a qualidade da música em si.

As caveiras já foram muito associadas à morte e à mortalidade, porém nos dias de hoje tornou-se uma imagem de moda, objeto de adorno ou decoração, sendo mais associado à transitoriedade, igualdade e fragilidade dos seres humanos. No entanto, será muito comum observar por aqui um tom sarcástico, zombeteiro e até ritualístico, visto que seus autores não tiveram receio em explorar a mortalidade e a existência sem significado através de suas criações. Como referência musical, irei incluir no final de cada postagem, o áudio do álbum em destaque caso esteja disponível na íntegra no youtube. 

 
Aproveito para reforçar o convite a todos que se interessem pelo tema e queiram partilhar os favoritos de sua coleção através de texto, foto ou vídeo. Avaliarei todas as sugestões enviadas, e incluirei por aqui ou nos vídoes de recap no canal do Metal Open Mind, com os respectivos créditos.