Filmes de horror dos anos 60 e sua influência no rock pesado
em
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Capa da Trilha Sonora Original de Black Sabbath (I Tre Volti Della Paura)
Como puderam reparar na prévia da última semana, foram poucas as capas de álbuns musicais ilustradas com caveiras nos anos 60. Dentre os exemplos aqui mostrados, o mais consistente foi sem dúvida o do Grateful Dead. No entanto, as caveiras abundavam nos cartazes de filmes de horror, atraindo um público novo para as salas de cinema, e inspirando músicos de rock a criar suas próprias "trilhas sonoras" originais, densas e pesadas, para retratar essas ambiências do mistério e do terror.
Versão do poster do filme para o mercado hispânico
E foi justamente um filme italiano lançado em 1963, I Tre volti della paura (As Três Máscaras do Terror no Brasil, Black Sabbath nos EUA e Reino Unido) do diretor Mario Brava, que serviria de inspiração para o Earth, um quarteto ainda pouco conhecido de Birmingham, Inglaterra. Em 1969 escrevem a canção Black Sabbath inspirada no filme, e adotam o título da canção como sua nova designação. Gradualmente passam a criar canções mais obscuras e pesadas, com as guitarras em baixa afinação, incorporando o imaginário dos filmes de terror em suas letras. E assim nasce um dos mais importantes nomes do Heavy Metal mundial, o Black Sabbath!
O filme compreende três histórias independentes narradas pelo ator Boris Karloff*, que também atua num dos episódios, são eles: The Drop of Water, The Telephone e The Wurdalak*. Para quem nunca viu, é possível assistir ao filme legendado em português no youtube (ver abaixo), lembrando que para uma produção de 60 anos atrás, o conceito de apresentação e a utilização inovadora da câmera em diversas cenas, também serviria de inspiração para Quentin Tarantino no roteiro de Pulp Fiction (1994).
Para finalizar deixo abaixo uma seleção de 20 posters de filmes de horror dos anos 60 ilustrados com caveiras, e ordenados por ordem cronológica. Deixe nos comentários qual o seu preferido!
Comentários